É possível tirarmos dessa "Casa de Letras", mensagens significativas não só para o Exercício da Docência, quanto para uma convivência respeitosa entre os diversos "Mundos", que cada pessoa representa. Quem puder, ajude a decifrar essas mensagens! Deixe seu comentário!
" Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"
Paulo Reglus Neves Freire
sexta-feira, 11 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Uso das Redes Sociais em Educação
João Mattar, autor do livro Web 2.0 e Redes Sociais na Educação, onde ele explora o conceito e o uso de redes sociais, como Facebook, blogs, Twitter, Wikis e YouTube, em educação.
Vídeo gravado para a disciplina Redes Sociais em Educação, do curso de pós-graduação online Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Anhembi Morumbi
"... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". (pg 25)
"Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida". (pg 58)
"Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra." (pg 86)
"Não posso aceitar como tática do bom combate a política do quanto pior melhor, mas não posso também aceitar, impassível, a política assistencialista que, anestesiando a consciência oprimida, prorroga, "sine die", a necessária mudança da sociedade" (pg 89)
"... a educação é uma forma de intervenção no mundo". (pg 110)
A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua inconclusão num permanente movimento de busca (...).
(Pedagogia da Autonomia, 1997.)
Assinar:
Postagens (Atom)