" Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"
Paulo Reglus Neves Freire

segunda-feira, 24 de março de 2014

Extensão Universitária: Uma Ferramenta que deve ser usada e "abusada"

"...torna-se importante analisar as abordagens de extensão como função acadêmica da Universidade, na perspectiva de uma ação incorporada ao que fazer universitária, estando no mesmo patamar de atividade curricular que o ensino e a pesquisa. Destarte, a extensão universitária é parte orgânica do currículo na
formação de educadores e profissionais, pois a partir de sua dinâmica social se dar a produção
das relações interdisciplinares entre as práticas de ensino e pesquisa, caracterizando-se como o
elo de integração do pensar e fazer, da relação teoria-prática na produção do conhecimento. "

Trecho retirado do Artigo:
As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária
Área Temática de Gestão da Extensão
Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004
Edineide Jezine
Dra. em Sociologia
Universidade Federal da Paraíba - UFPB



Para mais informações, acesse:

http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/extensao/extensao
http://www.ufal.edu.br/extensao





"hipertexto é uma forma diferente de literatura em que o uso do computador transcende a linearidade, os limites e as qualidades da tradicional forma de escrita de textos”

Landow, G., Delany, P. (1991), Hypermedia and Literary Studies. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press.
O que é um Hiperlink


Um hiperlink é um link para uma publicação. Quando você clica no link, o destino vinculado é aberto. O destino é geralmente outra página da Web, mas também pode ser uma imagem, um endereço de email ou um programa. O hiperlink propriamente dito pode ser um texto, uma imagem ou uma forma. Hiperlink ou hiperligação é qualquer elemento de um hiper texto (páginas web) que façam referência a outro texto ou a outra parte deste texto. Ou seja, qualquer área clicável de uma página web é um hiperlink.

Um hiperlink pode também ser referido como um LINK ou hipertexto


https://sites.google.com/site/.../historia-da...e.../o-que-e-um-hiperlink



" BLOGUEM ! "

Blog é um web site cujas informações disponíveis estão organizadas cronologicamente. Um blog é composto por artigos, ou como são comumente chamados, posts. Dando um aspecto de interatividade, é possível inserir comentários nos artigos. Um leitor do blog pode deixar comentários, dicas, impressões, sobre um determinado artigo.Um blog normalmente é temático. Por exemplo, existem blogs sobre política, esportes, tecnologia, ou blogs com todos esses temas, ou seja, um blog pode abordar mais de um assunto.
A palavra blog é uma versão abreviada do termo “weblog”.
De um modo geral, os blogs possuem as seguintes seções:
  • Uma área principal contendo os artigos ordenados cronologicamente, com os mais novos no topo;
  • Um arquivo com os artigos antigos;
  • Área para a postagem de comentários dos artigos;
  • Uma lista de links para outros sites relacionados com o tema do blog (conhecido como “blogroll”);
  • Um ou mais “feeds” como RSS, Atom ou RDF.





domingo, 23 de março de 2014


Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), muque ou moque em português, é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.  Outros alargam o conceito de MOOC a tudo aquilo que envolve uma plataforma onde possamos adquirir conhecimento de modo interativo.  

Tipos de Mooc
·         Plataformanão estruturada
 Este tipo de sistema não contempla qualquer estrutura organizada de aprendizagem dentro de cada tema tampouco um acompanhamento personalizado por parte de um professor - limitando-se a fornecer mecanismos de ensino independentes entre si e onde qualquer utilizador é livre de ver o que quer e como quer. Um exemplo deste tipo sistema é a famosa plataforma Khan Academy.
·         Plataforma de estrutura rígida
Pressupõem uma estrutura rígida onde os utilizadores são obrigados a seguir um curso completo, com professor dedicado  e responsável por dar feedback e definir deadlines. Muitos destes sistemas possibilitam ainda um exame final ao aluno, onde este poderá obter um certificado com validade formal em caso de aprovação. Um exemplo deste tipo sistema é a famosa plataforma Coursera.
·          Plataforma flexível

Nestes sistemas, um professor é responsável por leccionar um tema, sendo esse tema composto por uma sequência lógica de materiais didáticos. Consegue-se assim obter um ensino estruturado. Esse sistempermitem ainda aos seus utilizadores liberdade e flexibilidade de horários, podendo estes concluir os cursos em 3 dias, 3 meses ou 3 anos. Um exemplo deste tipo sistema é a famosa plataforma Udacity ou a nova plataforma criada no Instituto Superior Técnico: IEEE-IST Academic

 Segundo alguns, constitui uma possível ruptura na educação superior em termos de ensino e aprendizagem online. Tal entusiasmo, ainda que compreensível, demanda a necessária cautela, dado que o conceito, ainda em consolidação, é extremamente recente (cinco anos), ele próprio ainda submetido a alterações com novas tendências internas emergindo, bem como vários desafios ainda a enfrentar.

Algumas Vantagens: facilidade e  praticidade em realizar cursos, em horários decididos pelo próprio aluno. Ampliação de conhecimentos.

Algumas Desvantagens: Falta de interação professor-aluno; divergência de informações, devido ao grande número de acessos e pessoas que passam informações.